1- Originalmente esses escudos Marquesan são associados ao casco de uma tartaruga que serviriam como escudo e proteção, seus significados possuem uma gama enorme de variações que vão desde eternidade harmonia e equilíbrio entre os elementos o que vai determinar esse sentido é a hierarquia criada pelo Mestre Tohunga. (Tatuador com experiência na cultura Polinésia). Sã conhecidos também como (Vai’o’kena) ou simbolo da generosidademas não esta contextualizada neste projeto.

2- Pontas de lança são ornamentos simbólicos para itens afiados e também pode ser usado para representar de forma estética e continua o arremate estético de um projeto de tatuagem: Força, Persistência, Espirito Guerreiro, Invencível.

3- Tranças e cabos também representam ancestralidade, união, com suas fibras entrelaçadas como as relações entre parentes. À medida que a trança é muito mais forte do que a única fibra, uma comunidade é muito mais forte do que os seus elementos individuais e as fibras unidas em conjunto, a corda mais forte será. Ela também representa a família e as tradições: ancestrais, representam o início de uma família, com a outra extremidade que representa os bebês recém-nascidos. O cabo vai crescer mais com as novas gerações, mas ancestrais será sempre uma parte dela e eles mantêm a sua importância para a resistência da corda. Não podemos esquecer os nossos antepassados e as tradições ou o nosso cordão vai se tornar menores e mais fracos.

4- Os lagartos são criaturas poderosas que podem trazer boa sorte, se comunicar com os deuses e acessar o mundo invisível, bem como trazer morte e maus presságios para as pessoas, acreditava-se que os Geckos espionavam outras dimensões e nos livravam do perigo imediato, assim como eram tido como símbolos de fertilidade, pela facilidade de procriação.

Na Austrália e na cultura aborígene lagartos representar transformação, regeneração e sobrevivência através de dificuldades.

Na cultura Maori que são muitas vezes consideradas como guardiões e um lagarto foi muitas vezes enterrado ao lado das casas recém- construídas, ou esculpidos em suas paredes, para manter todas as doenças e espírito mau para longe deles.

5- Os dentes de tubarão, ou “Niho Mano”, merece um espaço próprio: os tubarões são uma das formas favoritas que aumakua escolher a aparecer para o homem. Eles representam orientação, proteção, força, ferocidade o guerreiro, mas eles também são símbolos de adaptabilidade em muitas culturas. Segue alguns exemplos que mostram a estilização de dentes de tubarão.