1- Um dos significados da palavra tiki é “figura” e tiki é o nome dado ao ser humano, como figuras que representam normalmente os semi-deuses, em oposição ao Atua, deuses, que geralmente aparecem para os homens sob a forma de animais como lagartos. Como aumakua, tiki também pode representar ancestrais divinizados, sacerdotes e chefes, que subiu para o estado de semi-deuses após a sua morte.
Eles simbolizam a fertilidade, proteção e servem como guardiões.

2- Enana humanoide que representa liderança. vitorias, conquistas por estar representado com os braços levantados, abaixo temos os 3 dedos do Manaia, representa nascimento, vida e morte. as 3 fazes da vida é símbolo de proteção também.

3- Figuras humanas, ou Enata em linguagem Marquesan, representam homens, mulheres e às vezes os deuses, eles podem ser colocados em uma tatuagem para representar as pessoas e suas relações: amigos, parentes, pessoas queridas. Colocado de cabeça para baixo eles podem ser usados para representar inimigos vencidos. Aqui estão alguns exemplos de motivos Enata, mostrando como o símbolo evoluído a partir de sua representação pictórica para a versão comumente usada estilizada:

4- Tranças e cabos também representam ancestralidade, união, com suas fibras entrelaçadas como as relações entre parentes. À medida que a trança é muito mais forte do que a única fibra, uma comunidade é muito mais forte do que os seus elementos individuais e as fibras unidas em conjunto, a corda mais forte será. Ela também representa a família e as tradições: ancestrais, representam o início de uma família, com a outra extremidade que representa os bebês recém-nascidos. O cabo vai crescer mais com as novas gerações, mas ancestrais será sempre uma parte dela e eles mantêm a sua importância para a resistência da corda. Não podemos esquecer os nossos antepassados e as tradições ou o nosso cordão vai se tornar menores e mais fracos.
5- Pontas de lança são ornamentos simbólicos para itens afiados e também pode ser usado para representar de forma estética e continua o arremate estético de um projeto de tatuagem: Força, Persistência, Espirito Guerreiro, Invencível.

6- Os dentes de tubarão, ou “Niho Mano”, merece um espaço próprio: os tubarões são uma das formas favoritas que aumakua escolher a aparecer para o homem. Eles representam orientação, proteção, força, ferocidade o guerreiro, mas eles também são símbolos de adaptabilidade em muitas culturas. Segue alguns exemplos que mostram a estilização de dentes de tubarão.

7- O oceano é uma segunda casa para as pessoas polinésia e um lugar de descanso quando eles saem para a sua última viagem (morte) tartarugas quem os orienta nessa partida rumo ao seu destino, o que significa que o mar às vezes é usado para representar a morte, não devemos confundir com ondas que significam mudanças, também de planos de vida, o oceano é a fonte primária de alimento, por isso ele é impactante em mitos e tradições, todas as criaturas que vivem nele estão associados a vários significados que possuem ligação direta na vida do homem nativo. O oceano e o mar, pode ser representado por ondas, algumas das quais são mostradas a seguir, que representam mudança de vida, e a continuidade.