1- Enata estilizados se uniram em uma fila de pessoas de mãos dadas formaram o motivo chamado ani ata, que significa “céu nublado”: Rangi (o Céu) e Papa (Terra), uma vez colocado perto abraçando uns aos outros e seus filhos viviam entre eles nas trevas, até os homens divinizados forçou além empurrando Rangi para deixar a luz entrar. Esse conceito de uma linha relacionada com o céu está presente em todas as línguas polinésia e uma fileira de Enata em um semicírculo é comumente usado para representar o céu, bem como os ancestrais que guardam em seus descendentes,

2- Um dos significados da palavra tiki é “figura” e tiki é o nome dado ao ser humano, como figuras que representam normalmente os semi-deuses, em oposição ao Atua, deuses, que geralmente aparecem para os homens sob a forma de animais como lagartos. Como aumakua, tiki também pode representar ancestrais divinizados, sacerdotes e chefes, que subiu para o estado de semi-deuses após a sua morte.

Eles simbolizam a fertilidade, proteção e servem como guardiões.

3- Pontas de lança são ornamentos simbólicos para itens afiados e também pode ser usado para representar de forma estética e continua o arremate estético de um projeto de tatuagem: Força, Persistência, Espirito Guerreiro, Invencível.

4- Os dentes de tubarão, ou “Niho Mano”, merece um espaço próprio: os tubarões são uma das formas favoritas que aumakua escolher a aparecer para o homem. Eles representam orientação, proteção, força, ferocidade o guerreiro, mas eles também são símbolos de adaptabilidade em muitas culturas. Segue alguns exemplos que mostram a estilização de dentes de tubarão.

5- Figuras humanas, ou Enata em linguagem Marquesan, representam homens, mulheres e às vezes os deuses, eles podem ser colocados em uma tatuagem para representar as pessoas e suas relações: amigos, parentes, pessoas queridas.

6- Os lagartos são criaturas poderosas que podem trazer boa sorte, se comunicar com os deuses e acessar o mundo invisível, bem como trazer morte e maus presságios para as pessoas, acreditava-se que os Geckos especionavam outras dimenões e nos livravam do perigo imediato, assim como eram tido como simbolos de fertilidade, pela facilidade de procriação.

7- O Ipu é usado para representar sua genealogia na parte de trás dos braços, utilizando emparelhado do ipu colocado-o em uma linha que representa os antepassados e parentes mais próximos (ou os mais antigos de acordo com algumas fontes). É um símbolo muito comum, aparecendo na maioria das tatuagens e tem muitos significados associados, todos relacionados com a vida e sua força geradora: é um símbolo de fertilidade e do nascimento e é usado para representar a mãe também. Dois ipu ́s acoplados geralmente representam a união muito parecido com o Enata acoplado. Uma lenda diz que Hilo (um marinheiro e divindade) manteve os bons ventos em é tradicional associar a forma de fertilidade.

8- Originalmente esses escudos Marquesan são associados ao casco de uma tartaruga que seriviam como escudo e proteção, seus significados possuem uma gama enorme de varições que vão desde eternidade harmonia e equilíbrio entre os elementos o que vai determinar esse sentido é a hierarquia criada pelo Mestre Tohunga. (Tatuador com esperiência na cultura polinésia).

9- Mata Horta – Representa o bom espírito da boa sorte e poder, traz ao seu detentor a clarividência e o despertar para o mundo.

10- Peke ‘ou me’ – Este símbolo serve para manter espíritos astutos (dominantes) a distancia sem que interfiram em suas decisões (Livre Arbítrio)