Quando olhamos uma tatuagem, vemos a tinta através da epiderme, ou a camada externa da pele. Na verdade, a tinta está na derme, que é a segunda camada da pele. As células da derme são muito mais estáveis do que as da epiderme, por isso a tinta de tatuar permanece no lugar, com dispersão e descoramento mínimos durante a vida toda.
 
 

A agulha deposita uma gota de tinta cada vez que perfura a pele


Os primeiros instrumentos

Os primeiros métodos de tatuagem usavam palitos, pregos, cinzéis e outros objetos pontiagudos para cortar ou perfurar a pele antes de injetar os pigmentos. Algumas tribos do Ártico e do Subártico criavam tatuagens ao passar sob a pele um fio coberto de fuligem.

A máquina de tatuar continua relativamente inalterada desde sua invenção por Samuel O'Reilly, no final do século 19. O'Reilly baseou seu projeto na impressora autográfica, uma máquina de gravação inventada por Thomas Edison. Edison criou a impressora para gravar sobre superfícies duras. O'Reilly modificou a máquina de Edison ao alterar o sistema de tubos e sua unidade oscilatória eletromagnética móvel para permitir que a máquina movimentasse a agulha.


As máquinas de tatuar modernas têm diversos componentes básicos:



* uma agulha esterilizada

* um sistema de tubos, por onde passa a tinta

* um motor elétrico

* um pedal, como aqueles usados em máquinas de costura, que controla o movimento vertical da agulha


Uma máquina de tatuar requer um vibrador magnético para movimentar a agulha para cima e para baixo. Veja abaixo como é sua montagem.




Quando olhamos uma tatuagem, vemos a tinta através da epiderme, ou a camada externa da pele. Na verdade, a tinta está na derme, que é a segunda camada da pele. As células da derme são muito mais estáveis do que as da epiderme, por isso a tinta de tatuar permanece no lugar, com dispersão e descoramento mínimos durante a vida toda.


Criação da tatuagem: esterilização e trabalho preparatório


Uma máquina de tatuar faz uma perfuração cada vez que vai injetar uma gota de tinta na pele. Visto que qualquer perfuração tem o potencial de infecção e transmissão de doenças, grande parte do processo de aplicação dá prioridade à segurança. Os tatuadores usam esterilização, materiais descartáveis e higienização das mãos para se proteger e manter seguros seus clientes.


Para eliminar a possibilidade de contaminação, a maioria dos materiais de tatuagem, entre os quais tintas, frascos de tintas, luvas e agulhas, precisam ser descartáveis. Muitos itens descartáveis vêm em embalagem estéril, que o tatuador abre na frente do cliente antes de começar a trabalhar.



A autoclave esteriliza os equipamentos de tatuagem antes de cada uso



Materiais reutilizáveis, como o tubo e a barra da agulha, são esterilizados antes de cada uso. O único método de esterilização aceitável é a autoclave, uma unidade de calor/vapor/pressão que costuma ser usada em hospitais. A maioria das unidades tem um ciclo de 55 minutos e mata todos os organismos presentes nos equipamentos. Para isso, uma autoclave usa tempo, temperatura e pressão em duas combinações distintas:


* uma temperatura de 121 ºC sob 10 libras de pressão durante 30 minutos

* uma temperatura de 132 ºC sob 15 libras de pressão durante 15 minutos


Tempo e dinheiro

Uma tatuagem pequena - menos de 2,5 cm - custa de R$ 70 a R$ 150. Tatuagens personalizadas e desenhos maiores são mais caros, e a execução de desenhos elaborados pode requerer várias sessões. Preços para desenhos elaborados dependem apenas do mercado, segundo os tatuadores.


Antes de esterilizar os equipamentos, o tatuador limpa cada item e o coloca em uma bolsa especial. Uma fita indicadora na bolsa muda de cor quando os itens em seu interior estão estéreis.


Antes de começar a trabalhar, os tatuadores lavam e inspecionam as mãos para ver se há cortes ou lesões. Depois, eles devem:


* desinfetar a área de trabalho com viricida aprovado pela ANVISA;

* colocar sacos plásticos sobre os frascos de spray para impedir a contaminação cruzada;

* explicar ao cliente o processo de esterilização por meio de um formulario;

* retirar todos os equipamentos da embalagem estéril na frente do cliente;

* depilar e desinfetar (com uma mistura de água e sabão antisséptico) a área a ser tatuada.


No Brasil, esta em processo final de regulamentação, o registro dos produtos usados na tatuagem, como pigmentos, agulhas e aparelhos. Eles terão que estar registrados na Anvisa como produtos para a saúde, ficando sujeitos às disposições da resolução RDC nº185/01.



Criação da tatuagem: delineamento, preenchimento e coloração


Os clientes trabalham em conjunto com os artistas para criar modelos de tatuagens, ou escolhem modelos nas lâminas, que são desenhos de tatuagens existentes no estúdio. O tatuador desenha ou usa estêncil para definir a imagem sobre a pele do cliente, porque a pele pode esticar enquanto ele usa a máquina de tatuar. Além disso, o tatuador tem de saber com que profundidade as agulhas precisam perfurar a pele. Perfurações muito profundas causam sangramento e dor excessiva, e as muito superficiais causam linhas irregulares.

 



Diferença de opiniões


Alguns americanos tatuados dizem que se sentem mais sexy (34%) e atraentes (26%). Contudo, muitos que não têm tatuagem acham que os tatuados são menos atraentes (42%), mais rebeldes (57%) e menos inteligentes (31%). [ref - em inglês]


* delineamento ou trabalho em preto: usando uma agulha de ponta única e tinta fina, o artista cria uma linha definitiva sobre o estêncil. A maioria começa na parte inferior do lado direito e prossegue para cima (os canhotos costumam começar do lado esquerdo) para não borrar o estêncil ao limpar o excesso de tinta da linha definitiva;


* preenchimento: depois de limpar a área com sabão e água, o tatuador usa uma tinta mais espessa e uma variedade de agulhas para criar uma linha mais sólida e regular. O uso de técnica inadequada durante esta etapa pode resultar em linhas indefinidas, dor excessiva e cicatrização lenta;


* cor: o tatuador limpa a tatuagem e depois sobrepõe cada linha colorida para garantir colorações regulares e sólidas sem vazios - áreas irregulares onde a cor saiu durante a cicatrização ou onde o tatuador deixou de trabalhar uma seção da pele.


* limpeza final e curativos: depois de usar uma toalha descartável para remover qualquer vestígio de sangue e plasma, o tatuador cobre a tatuagem com um curativo estéril. Pode ocorrer sangramento durante a tatuagem, mas em geral ele cessa em questão de minutos.




Dói muito?

As pessoas dizem que a sensação de ser tatuadas é semelhante a picadas de abelhas, queimadura de sol ou beliscões. Algumas dizem que sentem um leve formigamento ou "alfinetadas". A tolerância do indivíduo à dor, o tamanho e o tipo de tatuagem e a habilidade do tatuador contribuem para a intensidade da dor. O local também faz diferença - a pele diretamente sobre o osso é mais sensível.


Cuidados com uma tatuagem recente


Cuidar de uma tatuagem recente pode prevenir problemas de saúde e proteger a qualidade da imagem. A maioria dos tatuadores dá aos clientes um panfleto que explica todos os procedimentos necessários. De modo geral, os clientes recebem instruções para:


* retirar o curativo uma a duas horas depois de concluída a tatuagem;

* lavar cuidadosamente com água fria ou morna, usando sabão antibacteriano suave;

* secar batendo a toalha de leve (sem esfregar);

* aplicar camadas bem finas de pomada antibacteriana, espalhando-as para que penetrem na pele. O excesso de pomada pode retirar a cor da tatuagem;

* evitar molhar muito a tatuagem ou deixar que a água do chuveiro caia diretamente sobre ela;

* evitar o sol, o mar e a piscina até que a tatuagem esteja cicatrizada;

* evitar arrancar as crostas. Elas caem sozinhas à medida que a tatuagem cicatriza, geralmente em uma a três semanas;

* usar bolsas de gelo caso ocorra edema ou vermelhidão;

* procurar auxílio médico ao menor sinal de infecção.

-= Nossos Diferenciais =-

Criação exclusiva de Projetos Saiba Mais
Uso de computação Grafica. Saiba mais